Medicina e Saúde - 04/02/2024 10:55 (atualizado em 12/02/2024 14:12)

"Bronquiolite" é o tema do Medicina e Saúde

Convidado do programa foi o Dr. Jeronimo Marquez de Macedo Neto, médico pedriatra.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Arte / WH Comunicações

O programa Medicina e Saúde deste sábado (04), apresentado pelo médico urologista, Dr. Geovani Delevati, abordou a "Bronquiolite", com o Dr. Jeronimo Marquez de Macedo Neto, Médico Pediatra.

Confira as edições anteriores

O Programa Medicina e Saúde é transmitido todos os sábados das 8h às 9h pelas emissoras do Grupo WH Comunicações.

O que é Bronquiolite?

A bronquiolite é uma condição que só atinge bebês. Trata-se de uma doença em que os bronquíolos, que são estruturas que fazem parte dos pulmões, ficam inflamados por causa de um contato com um vírus. Ela acaba por gerar um acúmulo de líquidos nos pulmões, fazendo com que os bronquíolos se tornem mais grossos e, dada a presença de muco, podem ficar obstruídos, dificultando a entrada e, particularmente, a saída de ar. Por esse motivo, não é raro a bronquiolite ser confundida com uma crise de asma.

Em adultos e crianças, essa mesma condição é chamada de bronquite, mas a bronquiolite em bebês recebe esse nome porque é uma condição de uma gravidade um pouco mais acentuada, considerando que o sistema respiratório de bebês ainda não é plenamente formado.

Quais são as causas da Bronquiolite?

A bronquiolite é causada, na grande maioria das vezes, por vírus, e o mais frequente é o VSR (vírus sincicial respiratório), principalmente nos meses frios. Outros motivos também podem causar a condição, como o adenovírus, influenza, parainfluenza, a inalação de poeira, fumaça, gases tóxicos e reações induzidas por medicações. Ao levar as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos, o doente os contamina e espalha a doença quando toca em outro indivíduo.

Quais são os sintomas da Bronquiolite?

Entre os principais sintomas de bronquiolite em bebês, podemos destacar:

- Falta de ar;
- Dificuldade para respirar;
- Chiado no peito;
- Boca e ponta dos dedos adquirem uma aparência azulada (cianose, causada pela falta de circulação de oxigênio no sangue);
- Tosse;
- Febre frequente;
- Fadiga;
- Respiração rápida.

Um dos sinais de bronquiolite também pode ser identificado quando a criança respira. Se é possível visualizar o espaço entre uma e outra costela quando ela faz o movimento de inalar, é necessário levá-la de imediato ao médico para uma investigação mais apropriada.

Ouça em nossas plataformas digitais:

Fonte: WH Comunicações com informações do Meteorologista Piter Scheuer
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...